terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

BONECA DA MODA


Blythe – Brinquedo Fashion

Andando pelo flicker me deparei com umas bonequinhas estranhas, mas com um closet incrível que me deu inveja, e as pequenas pareciam ter vida... De tantas poses, fotos em diversos lugares do planeta, historinhas e acessórios grifados!
Me encantei! Adoro qualquer coisa cutie, e fui procurar sobre as Bythes por ai.
Isso já faz algum tempo e confesso que fiquei receosa de postar alguma coisa por aqui e me acharem infantil demais. Porém reparei que não sou a única adulta a curtir coisas "infantis" e realmente essa onda das blythes anda de mãos dadas com a moda!


Como tudo começou?
A boneca
surgiu em 1972 nos EUA produzida pela Kenner e projetada por Marvin Glass Associates, considerado na época uma dos principais empresas projetistas de design de brinquedos.


Ela entrou no mercado disponível nos seguintes 4 modelos: Auburn, Blonde, Redhead, Brunette, e os compradores encontravam também 12 opções de outfits, além de perucas, óculos e um guarda-roupa tipo case para guardar os acessórios.


Porém, não foi naquela época que a boneca caio no gosto da moçada, suas vendas foram um fracasso e já no final do mesmo ano de lançamento foram tiradas de circulação paralizando sua produção.

Até 2000 a Blythe permaneceu como item de colecionador, sendo admirada apenas por aqueles que na época não se assustaram com a ousadia de uma cabeçuda que mudava a cor dos olhos... Entretanto foi no final de 2000 que a boneca ganhou seu espaço de direito! Virou estrela da campanha de uma grande loja de departamento no Japão e serviu de modelo para uma badalada fotógrafa Gina Garan.

Mas o estrondo mesmo veio com o lançamento do livro This is Blythe, com fotos de Gina Garan, publicado pela Chronicle Books. O sucesso foi tanto que a boneca continuou sendo a "cara" da Paco (loja de departamentos) na campanha de primavera e verão de 2001.
No eBay, vintage Blythes saltaram de preço - de US$35 para US$350.


Em junho de 2001, a primeira leva de Neo-Blythes - produzida pela CWC e fabricada pela Takara - chegou ao mercado. O lançamento das Neo-Blythes foi em conjunto com uma exposição de fotografia de Gina Garan.


A Parco Limited Edition (1000 bonecas), esgotou em menos de uma hora e foi seguida por vários lançamentos. A alta costura internacional também se rendeu aos encantos e nomes como Issey Miyake, Chisato Tsumori e Hysteric Glamour já produziram para Blythes.


Hoje existem dois tipo de Blythe: a maior, de 28 cm, e a menor de 11cm, chamada de Petit Blythe. As grandes piscam e trocam a cor dos olhos. Existem livros japoneses que ensinam a fazer roupas, dão dicas de cabelos e penteados e até catalogam os lugares do mundo onde a cabeçuda já foi fotografada.


As bonecas já têm muitos colecionadores no Brasil, e o engraçado é que todas têm nome, sobrenome, graus de parentesco...
O que não ajuda são os preços, e a quantidade de acessorios disponíveis para compra, afinal que graça tem não vesti-la de acordo!


Definitivamente um binquedo para adulto!
Imagina... Eu não tenho uma Gucci, mas a minha Blythe tem!

Nenhum comentário: