terça-feira, 24 de março de 2009

CONTINUAÇÃO ATRASADÍSSIMA! ENTREVISTANDO MARI BATISTELLO PARTE II


CROQUIS DA TALENTOSA ESTREVISTADA


GENTEM EU TENHO QUE PEDIR MIL DESCULPAs PRA QUEM FICOU ESPERANDO E EU SIMPLESMENTE NUNCA MAIS TOQUEI NO ASSUNTO. INFELIZMENTE MEU COMPUTADOR TEVE QUE SER FORMATADO E MUITA COISA SE PERDEU...
SEMANA PASSADA CONSEGUI ACHAR UNS CDS ONDE FORAM SALVOS ALGUMAS COISAS E A SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA ESTÁ AKI!!!! A VIDA ESTÁ TÃO CORRIDA, TRABALHO, FACULDADE...DESCULPEM!

MAS VAMOS LÁ, A ENTREVISTA ESTÁ DELICIOSA! ACHO QUE MAIS LEGAL QUE UM REPORTER ENTREVISTAR ALGUÉM QUE ELE ADIMIRA É O FATO DE ELE SE SURPREENDER AINDA MAIS E TER A CERTEZA DA PESSOA SER REALMENTE ESPECIAL! ADOREII...


ADORO O AR ROMÂNTICO BEM MULHERZINHA...

Mari, como leitora do seu blog, sei que você faz um curso de moda que não é uma graduação em si, explique pra nós qual seria a diferença, se ela existe. E formada você sai com título do que?

Na verdade, o curso que eu faço é de graduação sim, mas sendo tecnólogo o que muda é a carga horária e a titulação. Em vez de durar de 4 a 5 anos como um bacharelado, ele tem duração de 3 anos e o título é de Tecnólogo em Design de Moda. Muitas pessoas ainda entendem estes cursos de tecnologia como técnicos, mas não é o caso, pois para cursar um tecnólogo você precisa ter o ensino médio completo. Pode fazer especialização e mestrado assim como nos outros cursos também.

Acho que uma dúvida que sempre pega, nas pessoas interessadas na faculdade é o fato de entrar sabendo desenhar ou se na faculdade vai ter aulas expecíficas para ensinar?

Não tem que saber desenhar, mas é preciso se você não sabe, aprender. Pelo menos o básico para conseguir comunicar aquilo que você imaginou. Tenho 6 disciplinas ao longo do curso que envolvem desenho. A gente aprende sobre as formas, cores, corpo humano, aí parte pro desenho de moda em si, aqueles desenhos ou croquis que geralmente a gente vê nas prévias de desfiles.



DESFILES TAMBÉM FAZEM PARTE DA VIDA DE UM GRADUANDO...

E as matérias? Tem matemática?

A matéria que mais envolve matemática é Desenho Técnico do Vestuário, que é desenhar a peça da forma plana dela, não 2D como nos desenhos que falei antes. São alguns pequenos cálculos pois trabalhamos com escalas. Ainda estou no começo desta disciplina, e espero que fique nos pequenos cálculos mesmo...
Não sei se dá pra dizer que tem disciplinas mais fáceis ou mais difíceis, porque depende muito do que você gosta de fazer e do nível de exigência do professor.


Eu imagino que o curso tem teoria, mas na maioria das vezes é colocar a mão na massa né! Conte para nós acontecimentos divertidos, e importantes onde você aprendeu alguma coisa.

Ele é bem prático, este semestre por exemplo temos 3 disciplinas basicamente práticas: laboratório de confecção I (aprender a costurar nas máquinas, passar linha, essas coisas), desenho técnico do vestuário (que eu já expliquei antes), modelagem do vestuário (que é fazer os moldes das roupas). A teoria vem em disciplinas como Pesquisa e Criação de Moda I onde vamos aprender técnicas de pesquisa e de criação de produto segundo grandes estudiosos do assunto. O bom do curso é que mescla bastante e mesmo nas teóricas a gente sempre produz alguma coisa para colocar em prática.
Sempre tem coisas que acontecem onde a gente aprende algo, mas do 2º semestre para cá, tenho "tentado aprender" a ficar de bico fechado...hehehe...numa sala com 15 mulheres as vezes nem tudo são flores...A gente briga, ri, briga de novo, ri mais um pouco e assim vai...


DESFILES COM CRIAÇÕES PRÓPRIAS...

Vocês realizam, assistem, desfiles?

Realizamos sim e é maravilhoso! Nós fizemos o nosso primeiro em dez/08 e aqui tem alguma fotinhos e explicaçãozinha. Dá uma sensação tão maravilhosa quando você vê suas criações na passarela!
Assistimos desfiles também dos outros períodos e geralmente todo semestre o pessoal viaja pro Floripa Fashion.

Qual a sua visão geral da moda no Brasil? Em relação as oportunidades de emprego...Em relação ao estágio de desenvolvimento que ela se encontra e em relação aos outros países...

Acho que a moda no Brasil, na minha humilde opinião, está caminhando aos pouquinhos e deixando sua marca no mundo. Se discute muito a identidade brasileira nas marcas e acho que isso vem sendo trabalhado cada vez mais e de forma a mostrar o que é que o Brasil tem. Claro que existem produções estrangeiras mais avançadas que as nossas, mas isso é reflexo da existência destes países e o nosso ainda é novo e tem muito para mostrar e encantar ainda.


TODO MUNDO JUNTO...e REUNIDO!

Sobre o CLARO RIO SUMMER, sairam em vários lugares que o Brasil quis vender uma imagem, um estilo de vida do Rio de Janeiro, que as peças em si não sairam muito. Na minha opinião, acho que foi um evento para tentar divulgar as marcas de beachwear para o restante do mundo, e alguns estilistas não decepcionaram, não apareceu só fio- dental, mas não deixo de concordar com as pessoas que criticaram o evento, e você qual a sua opinião?

Eu penso que o evento foi bem voltado para o lifestyle do Rio, algo que já é conhecido pelos gringos. É sempre válida a tentativa de mostrar o que a gente produz, porém acho que forçar que o Brasil todo vive a 40°, é bronzeado e tem tempo de ficar só na praia é muita utopia, nem os cariocas vivem todos assim. Quem me dera...

Sobre a Carolina Kurkova, quando Carolina veio desfilar no Brasil pela Cia Marítima, não apareceu seca-esqueletica, apareceu com celulites e algumas gurdurinhas fora do lugar, foi duramente criticada, assim como Mischa Barton, vazaram várias fotos dela mais cheinha e com celulites, agora estão falando que ela está feia pois emagreceu...Que está doente...
Você acha que a mídia, e o mundo da moda são responsáveis pelos disturbios alimentares que várias modelos, atrizes e muitas meninas normais sofrem para chegar ao padrão?

As duas ali vivem de sua imagem, e agradar as pessoas só pela sua imagem é extremamente complicado. Admitir que uma modelo, que é sim padrão e referência de beleza, tem celulites e gordurinhas é admitir que nós também temos. O que eu sinto é que as pessoas cobram as celebridades e modelos como se elas "pregassem" que são perfeitas e maravilhosas, aí quando veem o contrário se decepcionam e criticam. Eu sempre digo que se eu vivesse só da minha imagem teria que melhorar muito meu produto hehehe. Tem uma frase do Fashion Illustrator que diz que o pior desenho que tem para se fazer é o anatômico, aquele que tem a pretensão de ser igual ao corpo humano, pois a gente conhece tanto o objeto que fica muito mais fácil de perceber os defeitos. E a mídia contribui sim para a gente pôr uma lente de aumento sobre os corpos por ai.

O que você acha das marcas que ainda investem em peles e couro de animais? Você acha que as celebs que usam incentivam o consumo?

Eu sou contra peles e couro, mas ainda tenho algumas coisas de couro...então...Mas não uso com a desculpa de que o bichinho ia morrer mesmo e etc. Uso consciente de que ele morreu e estou usando o couro dele. Acho que é deve ser a questão, a de se perguntar de você quer mesmo continuar usando e porque você usa. Sem desculpas e devaneios. O problema das celebs é que pele ainda é símbolo de luxo e riqueza, e quem não tem outra forma de expressar isso, prefere as peles.

Você faz algum trabalho voluntário?

Doar sangue vale? Hehehe, não faço nada diretamente, mas procuro ser íntegra nas minhas ações do dia-a-dia.

Você compra qualidade? ou marca?

Compro qualidade agora. Ante comprava preço. Mas se a qualidade estiver aliada à marca, vem por consequência.

Dê dicas de faculdades ou cursos de moda para quem está interessada em cursar...

Os cursos do Senai/Cetiqt são ótimos e abrangem diversas áreas. Quanto à curso superior só conheço o meu, mas é muito bom hehehehe.

Nah querida, quero te agradecer pelo carinho e pelas perguntas bem boas de responder, dizer que seu blog está cada dia melhor e com um super conteúdo. Parabéns pela iniciativa de entrevistas as blogueiras por aí e muito muito sucesso para você!

APROVEITANDO A DEIXA VIM REIVINDICAR MAIS POSTS DA MARI. TÁ MUITO SUMIDA, ESTAMOS ÓRFÃS DE SEUS POSTS!!!
QUERO DIZER QUE ADOREI A EXPERIÊNCIA! NADA MELHOR DO QUE CONHECER A FUNDO AQUELAS QUE NOS ENCANTAM COM PALAVRAS...


BJÃO MARI, SUCESSO SEMPRE!

2 comentários:

Mariana Batistello disse...

Obrigada Nah!

E pode deixar que vou postar mais! Tou sumidaça!

Beijoss e tudo de bom do mundo pra vc!

Fernanda disse...

Adoro a Mari! Sou fã e ela sabe disso!!! Acompanho todo o desenvolvimento dela como profissional da moda e torço mto pelo seu sucesso!

Adorei a entrevista! Tá me saindo uma bela repórter heim mocinha?

Bjs Nah!