quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DICA GASTRONÔMICA: COZINHA MEXICANA!


Vocês acreditam que nesses meus 23 anos eu nunca tinha comido nada originário da cozinha mexicana? Sempre fui louca pelos Japoneses e Chineses e nunca troquei-os por nada nesse mundo!
Eis que nessa minha última viagem (Floripa) incentivada pela minha cunhadinha resolvemos jantar num charmosíssimo restaurante Mexicano lá na Barra da Lagoa.

Posso dizer que eu amei?! Adoro uma pimenta e uma comida agridoce portanto os orientais agora dividem meu coração e meu paladar salivante com os latinos!
Como aqui na minha city não tem nenhum restaurante Mexicano e eu e o Boy adoramos fazer jantarzinhos resolvi pesquisar algumas receitas e compartilhar com vocês!



A estrela da noite pra mim foi o Guacamole! Me matei de comer o molho a base de abacate e por ser facinho com certeza vou fazer sempre!

Ingredientes

2 Abacates maduros (Não precisa ser muito)
2 tomates sem pele e sem semente (opcional, mas fica muito bom)
1 dente de alho
1 Cebola média
pimenta sem semente (pode ser malagueta para os mais corajosos, dedo de moça ou de cheiro para os mais tímidos)
Suco de 1 ou 2 limões (depende da preferência ao gosto do limão)
1 colher de sopa de coentro (opcional)
Sal, a gosto.
1 copo de requeijão cremoso (para o jeitinho brasileiro)

Modo de Preparo

No original:

1.Abra os abacates ao meio, tire o caroço
2.Com a polpa cortada em pedaços coloque dentro de um pilão, ou um recipiente parecido
3.Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados)
4.Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor)
5.Tempere com limão, sal e o coentro picado finamente, a gosto

Jeitinho Brasileiro:

1.Junte os ingredientes picados no liquidificador
2.Bata até os ingredientes se misturarem
3.Acrescente o requeijão cremoso e bata até ficar homogêneo
4.Leve a geladeira para gelar, sirva com nachos (pode ser o doritos) e bom apetite

Outra delícia que me apaixonei foram as Tortillas.

Descobri agora pesquisando na internet que Tortillas é o nome da massa (tipo massa de panqueca) que é usada para fazer o Taco e o Burrito.
A diferença está nos recheios e no modo de servir(enrolar a massa), enquanto o taco parece um pastel, o burrito leva esse nome por lembrar a orelha de um burro.

Receita Da Massa

INGREDIENTES
1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara(s) (chá) de fubá
1/2 colher(es) (chá) de sal
3 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
180 ml de água morno(a)

MODO DE FAZER
Misture os 3 primeiros ingredientes. Junte a manteiga e misture com os dedos, formando uma farofinha. Acrescente a água aos poucos mexendo com o garfo, até formar uma bola. Se necessário, use pouquinho mais de água.
Trabalhe a massa por cerca de 5 minutos, amassando até que fique bem homogênea e não grude mais nas mãos. Deixe descansar de 30 a 45 minutos. Divida a massa em 15 bolas e vá abrindo uma por uma, deixando as outras cobertas com o plástico (sempre).
Se for fazer tortillas grandes, abra o disco com 18 cm, se for pra canapés mexicanos, corte com a xícara de café (lembre-se, a massa deve ficar fina).
Frite as tortillas em frigideira quente: Unte a frigideira e toste levemente de um lado, vire a tortilla e pressione delicadamente até formarem as bolhas. Vire e aguarde mais 1 minuto. Vire novamente e deixe ela tostar levemente em alguns pontos.

Para ver as Receitas De Recheios clique no seu favorito.
De frango
De carne
De Feijão com Queijo


3 comentários:

Gabi Soares disse...

Você veio pra Floripa? Peeena não ter comentado antes... poderíamos ter nos conhecido =)
Até imagino o restaurante que você foi.. muuito legal e super animado, né?

Beeeijo e Feliz 2011!

http://gabisoaress.blogspot.com/

Carla Daniela disse...

Adorei as receitas, pena que sou péssima pra cozinhar senão concerteza ia tentar hehe
bjs
http://allabout-she.blogspot.com

disse...

Oi nah!!! Feliz 2011 amiga!! Td de bom!!! O seu blog tá lindo heim?? Adorei as mudanças!! E esse post não vale né?? Fiquei com água na boca... que delícia, amooo comida mexicana!! E Floripa é mto bom né??? Bjssss!!!